
Sobre o grupo de estudos

Fundado em 2020, o Grupo de Estudos sobre China (GECHINA) é um projeto de extensão que faz parte do Departamento de Administração da Universidade de Brasília. Com um caráter multidisciplinar, pluralista e visando o intercâmbio de conhecimento, o grupo é formado por estudantes da graduação e pós-graduação de diversas áreas e instituições de ensino superior nacionais e de fora do país, com interesse em pesquisar, desenvolver e aprofundar seus estudos sobre temáticas que envolvam a China.
Os encontros do grupo ocorrem quinzenalmente, podendo ser fechados, apenas para os membros do grupo, ou abertos para toda a comunidade. Assim, produzimos análises, ensaios, resenhas e conteúdos nas redes sociais em diversas áreas que conversam com a temática chinesa, além de cursos para o incentivo do estudo sobre China.
Em 2023, o GECHINA lançou sua revista, Terracota. Uma das primeiras focadas totalmente em assuntos sobre ou diretamente relacionados à China.
A identidade do grupo:
Como um dos pioneiros em ser totalmente voltado para os estudos de China no país, o GECHINA também tornou-se referência nas redes sociais não só cobrindo diferentes eventos e acontecimentos, mas aproximando os dois países, Brasil e China, por meio de conteúdos voltados para cultura, dia-a-dia e entretenimento. Assim, o grupo criou sua própria identidade em 2022 para demarcar sua presença dentro e fora do meio digital.




Nosso leque de possibilidades
Durante o segundo semestre de 2022, o grupo passou por uma reformulação de sua identidade visual, resultando em uma nova paleta de cores e logo com design exclusivo, construído pelo grupo e para o grupo. Os elementos são coesos e pretende criar uma identidade concreta. O elemento do leque, que surge na criação do grupo, é bem particular, uma vez que resgata aspectos da cultura tradicional chinesa, das danças, das artes marciais e da vida cotidiana na China Antiga, além de simbolizar um leque de possibilidades dentro dos estudos de China. As escritas chinesas, 研究中国 (Yánjiū Zhōngguó), em língua vernácula, na mesma figura, simbolizam a força e a importância das relações-sino brasileiras para o desenvolvimento entre os dois países.
A escolha das cores deu-se na tentativa de fugir do tradicional ao produzir conteúdo sobre a China. As cores principais são o vermelho, verde e bege. A primeira faz referência a cultura chinesa e a bandeira do país, enquanto a segunda traz a brasilidade do grupo e a última de forma mais neutra busca representar as relações entre os dois países.
Esta identidade visual é de propriedade intelectual do GECHINA, portanto, a sua utilização é de uso exclusivo não podendo ser utilizada em produtos externos a ele sem antes o dialogo com a diretoria de comunicação e a presidência do grupo.
A Revista Terracota:
A Terracota: A Revista do GECHINA é um periódico acadêmico criado para divulgar pesquisas e reflexões sobre a China, com destaque para a produção de estudantes de graduação e pós-graduação. Publicada pelo GECHINA, a revista reúne artigos, ensaios e contribuições de colaboradores convidados, sempre seguindo normas próprias de qualidade e rigor científico.
Com corpo editorial formado por membros do grupo, professores-tutores e especialistas, a Terracota é uma plataforma de difusão do conhecimento que fortalece a presença do GECHINA no debate acadêmico e cultural sobre a China no Brasil.
Os textos publicados refletem a visão dos autores, não a posição oficial do GECHINA.
A Estrutura editorial: conta com:
- Editor-Chefe;
- Conselho Editorial;
- Revisores;
- Pareceristas e
- Equipe de apoio técnico e de arte.